segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protesto dos Salva-Vidas

Salva-vidas civis fazem protesto pedindo que Estado contrate serviços da categoria

Atividade foi realizada em frente à Assembleia Legislativa



Um grupo de salva-vidas civis realizou protesto em frente à Assembleia Legislativa do Estado. O alvo da manifestação, no entanto, foi o Piratini. As cerca de 20 pessoas pediram que o Estado contrate os serviços dos profissionais para a temporada verão 2010/2011. De acordo com um dos líderes do grupo, a contratação havia sido divulgada pela Brigada Militar (BM), que na última semana mudou o discurso. Marco Aurélio Montemezzo contou que o grupo deixou de participar de processos seletivos em outros Estados e agora corre o risco de ficar sem trabalho. Os salva-vidas foram recebidos na Casa Civil. A promessa, conforme Montemezzo, é que haja uma reavaliação nos próximos cinco dias da necessidade de salva-vidas civis.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, a BM tem hoje 922 salva-vidas militares em treinamento. O número ideal é 1,2 mil, explicou o coronel Altair de Freitas Cunha. Segundo ele, a lei que permite contratar já perdeu validade e, por isso, os civis deixaram de ser chamados. O chefe do Estado-Maior da BM explicou que o projeto de lei autorizando retomar as contratações está na Casa Civil esperando sanção da governadora Yeda Crusius. O coronel Hidelbrando Sanfelice disse, no entanto, que neste ano os novos policiais que ingressaram na BM possibilitaram deslocar mais militares para o treinamento.

O grupo de salva-vidas anunciou que está montando uma associação para representar a categoria. Além disso, a organização pretende garantir a colocação de profissionais na praia durante todo o ano para atender a demanda de outras categorias, como a de surfistas, por exemplo. A idéia é que grupos interessados se unam e contratem os serviços dos salva-vidas para atividades na região litorânea.

Fonte: Rádio Guaíba - http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=227144

Nenhum comentário:

Postar um comentário