quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mobilização e Protesto

Hoje pela manhã em frente a Assembléia Legislativa do RS ocorreu grande manifestação contra as redes ilegais de pesca e em prol do surf seguro.

Houve grande mobilização de surfistas, familiares e amigos das vítimas.

O clima era de muita emoção e revolta.

Somam 49 as vítimas das redes, da omissão e do descaso em nosso Estado.

Após a manifestação na AL, foi feita uma caminhada até o prédio do Ministério Público onde foi entregue um manifesto por um litoral livre de redes fixas de pesca, o blog e o Movimento Surf Seguro RS(Praia Segura, Surfe Legal) e o site Ondas do Sul esta junto nesta luta.

Existe a cogitação de uma ação pública para proibir o uso dete tipo de rede em toda a costa gaúcha, definitivamente ou pelo menos liminarmente, até que ache uma solução junto ao Poder Público.

Há anos a estupidez e a omissão faz suas vítimas no RS, único Estado que compactua com este tipo de pesca.

Muitas propostas foram feitas para que os "verdadeiros pescadores", que sobrevivem da pesca, com redes legais (sinalizadas e identificadas e nos locais apropriados) tenham novas fontes redes, ex: pesca embarcada e fazendas marinhas (projeto apresentado pela UFRGS/CECO) mas absolutamente nada faz com que uma solução definitiva seja tomada por quem tem a responsabilidade.


Segue o manifesto na íntegra:

*********************************************************************

MANIFESTO AO RIO GRANDE

POR UM LITORAL GAÚCHO LIVRE DAS REDES FIXAS DE PRAIA QUE SE TORNAM REDES ASSASSINAS


Há poucos dias, mais um jovem gaúcho foi morto por uma rede de pesca abandonada em uma praia gaúcha. Mais um filhos, amigo, cidadão, o 49º assassinado pela falta de providências para resolver um problema grave, conhecido, de fácil solução, lamentavelmente negligenciado pelos poderes públicos que vem demonstrando insesibilidade e frieza, recusando-se, inexplicavelmente a proteger a vida.

As redes de praia que se fixam em parte da costa gaúcha são um anacronismo predatório, que massacra a fauna na região das ondas, justamente onde boa parte de crsutáceos e peixes jovens de muitas espécies deveriam ser protegidos. Uma passagem rápida pelas nossas praias mostra milhares de animais marinhos mortos e abandonados por essas redes.

As redes de praia não tem importância social enm econômica. Os surfistas, suas famílias, amigos, que usam o mar sem depredar nem matar, o turismo e o lazer de praia que movimentam nossa economia costeita, estes tem relevância.

O valor que esta sendo niglenciado por nossos agentes públicos é o direito à vida. Temos que impedir que mais jovens morram de maneira estúpida e criminosa por omissão de todos.

O "zoneamento" de áreas de costa para as redes, que simplesmente não é regulamentado, já não serve mais, diante de tantas mortes e do potencial de muitas mais acontecerem. É PRECISO PROIBIR DEFINITIVAMENTE AS REDES FIXAS DE PRAIA NO RIO GRANDE DO SUL.

Como cidadãos que tem direito a ver suas famílias freqüentarem nossas praias e praticarem esportes ali de maneira sadia e segura, queremos AÇÃO IMEDIATA para que essas tragédias absurdas parem de acontecer. É hora de agir.

Porto Alegre, 10 de Novembro de 2010.

Movimento Onda sem Rede
ondasemrede@hotmail.com

*********************************************************************


Abaixo algumas imagens do Protesto:
















Um comentário:

  1. Queremos ver a mesma galera unida para domingo dia 14/11 às 15:00 na plataforma. Vamos mostrar a nossa luta para quem estiver no litoral, para os prefeitos omissos e para o governo do estado que ainda não liberou os salva-vidas para o litoral. O que precisa governadora? Algum filho ou neto seu morrer afogado para vc fazer alguma coisa? Chega de mortes!!!

    ResponderExcluir