sábado, 25 de abril de 2009

Praia Segura - Surf Legal

Praia Segura - Surf Legal.

Desde o dia 28/06/2007, quando criamos a nossa Frente Parlamentar que Harmoniza Surfistas e Pescadores, temos desenvolvido uma série de ações visando acabar de uma vez por todas com a triste história vivenciada por nossos esportistas no Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul.

Desde o início sabíamos que não seria uma batalha fácil de ser vencida, pois várias pessoas antes de nós já haviam enfrentado esse problema, conseguiram alguns avanços, mas muitas vezes pela omissão dos próprios surfistas acabaram desistindo. Inicialmente visitamos todas as prefeituras do nosso litoral e foi aí que nos deparamos com o primeiro obstáculo: alguns prefeitos consideravam inconstitucional a lei estadual.

Logo, não reconheciam o direito dos praticantes de esportes náuticos de terem o seu espaço reservado e seguro para a sua prática. A partir daí procuramos as instituições que poderiam nos dar embasamento legal e apoio para que pudéssemos provar que a lei vigente no estado, era constitucional, e por conseqüência, legal.














Após um longo período de reuniões e visitas, conseguimos, através do brilhante trabalho da Promotora Pública Isabel Bidigaray, derrubar todos os argumentos que foram utilizados pelo Juiz do Tribunal para dizer que nossa lei era inconstitucional. Essa medida, infelizmente, demorou algum tempo para entrar em prática por causa da burocracia, e não por falta de empenho nosso (Federação Gaúcha de Surf, Governo do Estado, Ministério Público, Brigada Militar, Frente Parlamentar e demais colaboradores de nosso grupo de trabalho).

Essa foi uma de nossas maiores vitórias até agora, pois não poderíamos alterar a lei que hoje diz que a área delimitada para a pratica do surfe é de 400 mts, para os padrões que determinam o estudo feito pelo Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO – UFRGS), se nossa lei continuasse sendo reconhecida como inconstitucional. Esse estudo feito pelo CECO tomou uma referência de dados levantados pelo professor Alvarez e que foram aproveitados em um trabalho feito pelo aluno Ingo Kuerten, com orientação do professor Nelson Gruber.


O Mapeamento e Avaliação das Áreas Destinadas para a Prática de Surfe levou em conta que em condições extremas, a velocidade média da corrente é de Hum mt por segundo, logo estamos embasados cientificamente para defender uma área não inferior a três mil metros para prática de surfe em 50 minutos de banho. Hoje temos o levantamento de toda a área delimitada para prática de surfe no nosso litoral, já que todas as prefeituras foram intimadas pelo Ministério Público para fornecer essas informações. Com isso, percebemos que na realidade o nosso litoral foi fatiado em pequenas áreas de surfe, fazendo com que os praticantes de esportes náuticos ficassem totalmente a mercê da própria sorte.

Temos um cronograma de ações planejadas que nos possibilitará fazer um movimento como nunca foi visto no nosso estado. Cabe aqui salientar que essas ações já tinham sido desenvolvidas antes da fatalidade acontecida com o surfista Lucas Boeira Dias em Capão Novo. Já está sendo elaborado uma grande campanha publicitária para que toda a sociedade gaúcha reconheça a importância que o surfe tem dentro do contexto social e econômico de nosso estado.

A campanha visa também a mudança da imagem errada que parte da sociedade têm em relação aos surfistas. De que seriamos alienados, desocupados...

Hoje o surfe é muito mais que um esporte, é um gerador de emprego e renda que principalmente no inverno, incrementa os orçamentos das prefeituras. Divulgar a todo o estado de que pessoas estão morrendo da forma mais absurda que poderia se imaginar, sensibilizando toda a sociedade para que nos ajudem é fundamental para o sucesso de nossa causa.

A fim de evitar mais fatalidades é essencial orientar os praticantes de esportes náuticos e principalmente os jovens surfistas, quais as áreas do nosso estado que são seguras para prática de esportes. A idéia da campanha “Praia Segura, Surf Legal”, é mobilizar todos os surfistas e simpatizantes, e colocar em cada moletom, prancha, carro, outdoors, rádio, TV e jornal a nossa logomarca e mensagens denunciando o que já aconteceu (48 mortes), e o que poderá acontecer se isso não mudar drasticamente, bem como a construção de um folder contendo dicas, orientações e as áreas seguras para a prática do surfe em nosso litoral. No dia 22, às 18 hs, no meu gabinete na Assembléia Legislativa, será apresentado o logotipo que está sendo produzido por duas importantes agências de publicidade, que de forma inédita estão trabalhando juntas em prol de um mesmo ideal.

Convido a todos que participem deste primeiro encontro que será o início de nossa jornada. Já no dia 30, teremos a apresentação de toda a campanha publicitária, pontuando cada ação que irá se suceder. Cabe ressaltar que essas ações tinham sido planejadas antes do acontecimento trágico, ocorrido no sábado passado, mas que o acontecido serviu para acelerar o processo. Nos próximos dias estaremos ultimando um novo mapa do litoral norte com as respectivas áreas de surfe modificadas e que nenhuma área seja inferior a três mil metros (correspondente ao banho de 50 min, conforme estudo do CECO).

Iremos visitar cada prefeito e associação para que juntos possamos concluir esse novo projeto, ao mesmo tempo já protocolamos um pedido de audiência pública na Comissão de Educação e Desporto para mostrar aos demais deputados e autoridades a importância e urgência na modificação da lei estadual vigente. Temos vários projetos de uma melhor sinalização das áreas destinadas à pratica de surfe, dentre eles o que mais tem recebido adeptos é a colocação de grandes totens de concreto sinalizado nas cores vermelho (área de pesca), amarelo (área de amortecimento, escape) e verde (área segura).

Possuímos ainda um cronograma planejado de ações integradas que gostaríamos de divulgar a todos, em um outro momento, de forma pessoal. Quero frisar que todas as ações realizadas até agora foram idealizadas por um grupo de pessoas (o nosso gabinete como um todo, presidente, Sr. Orlando e ex-presidente da FGSurf/Virgilio Panzini de Matos/maior militante, Ministério Público, Governo do Estado, além de parentes e amigos das vítimas e pessoas que se uniram a nossa luta).

Muitas vezes nos sentimos sem apoio mas nunca perdemos o nosso foco. Confesso que me senti particularmente desolado e impotente com o ocorrido com o Lucas, mas tenho a consciência de que estamos fazendo o nosso melhor.

Infelizmente as ações ainda não foram o suficiente para evitar mais uma morte, e que essa tragédia sirva de motivação para que mais pessoas possam integrar o nosso grupo, para que juntos tenhamos mais força e representatividade.

Convocamos a todas as pessoas interessadas em realmente acabar com esta barbárie que assola o nosso litoral, que se unam a nós, pois com certeza nos tornaremos mais fortes e aí sim, conquistaremos o nosso objetivo.

Dep. Sandro Boka.

4 comentários:

  1. muito bom! a gente nao pode se entregar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Márcio!
    Coloco o meu blog wavetoon.blogspot.com a tua disposição para divulgar o Surf Seguro. Como temos muitos acessos e uma rede de blogs amigos no mundo inteiro acredito que possamos tornar rapidamente conhecida esta iniciativa. Faça contato.
    George Martins
    george@wavetoon.com.br
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e pela inciativa!
    Temos que zelar pelo nosso surf e pelos nossos mares, é o mínimo que podemos dar à natureza em troca!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pego onda a 20 anos no nosso litoral, mas não me arrisco, tenho casa em Mariluz (bal. Nordeste) porem no inverno só surfo em Tramanda. Já fiquei preso num cabo em Mariluz mas consegui soltar o lash, foi só um susto mas eu poderia ter sido mais uma vítima. Meu primo desistiu de surfar porque ficou preso num calão em Cidreira ficando submerso, não conseguiu se soltar e desmaiou, sorte que foi salvo por um desconhecido que viu a prancha e o resgatou. Acordou só no hospital, ficou traumatizado e não quer mais nem ouvir falar em surfe...
    Precisamos mudar esta situação, podem contar comigo!
    Wagner Barbosa

    ResponderExcluir