sexta-feira, 24 de abril de 2009

Manifesto


O Estado do Rio Grande do Sul detém um marca inadmissível: Morrem mais pessoas vítimas de redes ilegais de pesca do que com ataques de tubarões na África.

Desde 1983, em nosso Estado, 48 famílias foram rasgadas em dor e sofrimento com a perda de entes queridos, e até hoje ninguém, absolutamente ninguém foi responsabilizados por estes crimes.

Nestes anos, muito se evoluiu, foram campanhas educativas, comissões na Assembléia Legislativa, repercussão na mídia, programas de governo, luta de abnegados, até se chegar à criação de Leis que delimitam e sinalizam as áreas de surf e de pesca.

Apesar disso, estamos longe, muito longe de termos tranqüilidade com esta situação, nos falta à sinalização e demarcações de muitas áreas, fiscalização efetiva, conscientização de todos os segmentos e punição dos culpados.

O Blog SURF SEGURO RS busca a continuidade desta luta, pela centralização das ações, por uma representatividade efetiva para os surfistas e familiares, pela visibilidade, pela pressão aos órgãos competentes e, sobretudo pelo fim das tragédias em armadilhas humanas nos nossos mares.

Esta idéia busca a conscientização e participação de todos os surfistas, familiares, comunidade em geral, entidades e todos os segmentos do surf para se engajarem nesta luta.

O SURF SEGURO acredita que através da organização das pessoas que tenham comprometimento apenas com seus valores éticos e morais é que se pode buscar uma sociedade mais fraterna, justa e perfeita.


Seremos uma idéia de luta, construída e sedimentada na indignação e na dor das tragédias ocorridas, mas, sobretudo teremos o olhar firme para o futuro, sabemos que com ações concretas poderemos construir um futuro mais seguro para as próximas gerações de surfistas.


Por tudo isso, precisamos do apoio, da participação, carregue esta bandeira, lute organizadamente conosco, façamos que a união de esforços consciente alcance os objetivos que todos esperam.

Pelo fim das mortes de surfistas em rede de pesca, pela preservação das nossas praias e espécies, pela conservação do meio ambiente!


SURF SEGURO DEPENDE DE NÓS, PARTICIPE!!!


2 comentários:

  1. Grande Márcio!
    É isso ai meu amigo, quanto mais tornarmos público essa vergonha no litoral gaúcho melhor será para educarmos, conscientizarmos da importância da organização de nós surfistas e principalmente para que TODOS cobrem em suas praias áreas demarcadas e seguras (3 mil metros ou +) para a prática de esportes náuticos.
    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa primo véio!!!É uma vergonha perdermos jovens no mar devido a má demarcação do nosso litoral!!! Força nessa luta!!!
    Bjs

    ResponderExcluir