quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MP sugere pesca em alto-mar para evitar risco de redes para surfistas

MP sugere pesca em alto-mar para evitar risco de redes para surfistas

Em 1° de novembro, o surfista Thiago Ruffato, 18 anos, morreu em Capão da Canoa enrolado em uma rede

O Ministério Público sugeriu na tarde desta terça-feira a criação de uma linha de financiamento do governo federal para a compra de botes para pesca em alto-mar.

A sugestão, anunciada pelo promotor Daniel Martini, em Capão da Canoa, é uma tentativa de evitar acidentes com redes de pesca envolvendo surfistas no Litoral Norte. Em 1° de novembro, o surfista Thiago Ruffato, 18 anos, morreu em Capão da Canoa enrolado em uma rede.

Com a pesca em alto-mar, é reduzida a permanência de cabos na praia, o que evitaria acidentes. Para reduzir conflitos entre as atividades de pesca e surfe, também será solicitado o fim do uso de redes durante o verão.

Os pescadores, representados pelo presidente da Colônia Z-30, Paulo Silva Mattos, dizem que os cabos não estão sendo usados desde 10 de dezembro, e que o uso só será retomado a partir de 10 de março.

Mattos é favorável ao uso de botes, mas não abre mão do uso das redes na praia. Ele diz que nem todos os pescadores têm condições de trabalhar em alto-mar.

O presidente da Federação Gaúcha de Surfe, Orlando Carvalho, defende o fim das redes e mais fiscalização nas áreas demarcadas para o surfe.

No encontro promovido pelo Ministério Público com pescadores, surfistas e prefeituras deve ser criada uma comissão para definir prazos para a aplicação das medidas


Maicon Bock, de Capão da Canoa | maicon.bock@zerohora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário